Wednesday, March 14, 2007

Tchékhov em estreia n'A Escola da Noite

A Escola da Noite estreia na próxima quinta-feira, dia 15 de Março, o espectáculo “Tchékhov e a Arte Menor”, que inclui seis peças em um acto do dramaturgo russo: “O Trágico à Força”, “O Urso”, “O Pedido de Casamento”, “O Canto do Cisne”, “Os Malefícios do Tabaco” e “O Jubileu”.
Em comum às peças que integram este espectáculo encontra-se a aparente simplicidade da situação de partida: um desabafo entre amigos, a cobrança de uma dívida, uma conferência com fins filantrópicos, a comemoração do aniversário de um banco, o velho actor que adormece no camarim depois do espectáculo. Predomina o registo cómico (por vezes no limite do burlesco mais caricato), na particular utilização que Tchékhov lhe atribuiu e que, enquanto diverte o espectador, simultaneamente o confronta com os dramas e as tragédias pessoais que marcam a generalidade das personagens.

De uma forma ainda mais radical do que em espectáculos anteriores, A Escola da Noite continua neste espectáculo a tirar o máximo partido da versatilidade da Oficina Municipal do Teatro, apostando num dispositivo cénico despojado (resumido a um conjunto de objectos considerados essenciais) e surpreendente, que valoriza sobretudo o trabalho dos actores e a proximidade com o espectador.

“Tchékhov e a Arte Menor” é a 40ª produção d'A Escola da Noite e estreia no mês em que se assinala o seu 15º aniversário. Embora informal, e sem o rótulo oficial de comemoração, esta ocasião é encarada como um momento festivo, para o qual a companhia convida todo o público da cidade que vem acompanhando o percurso realizado desde 1992.

Com encenação de António Augusto Barros e interpretação de António Jorge, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Pessoa Júnior, Sílvia Brito e Sofia Lobo, o espectáculo estará em cena até 14 de Abril, de terça a sábado, sempre às 21.30h.

Mais informações no site d'A Escola da Noite.

1 comment:

Anonymous said...

a todos muita merda!