Friday, April 6, 2007

debate sobre política cultural

O Grupo da Cultura do Conselho da Cidade de Coimbra organiza no próximo dia 16 de Abril, pelas 21:30h, um debate sobre a política cultural autárquica do concelho, com as presenças confirmadas de Carlos Encarnação e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

Aberto à participação do público em geral, este debate pretende criar uma oportunidade para a discussão das principais linhas de actuação do actual executivo autárquico em matéria de política cultural, confrontando-as com as propostas dos restantes partidos políticos e com as questões e os comentários dos cidadãos interessados e dos agentes culturais da cidade e da região.

No cumprimento daquele que é um dos seus principais objectivos, o Conselho da Cidade e o Grupo da Cultura esperam com esta iniciativa contribuir para uma maior aproximação entre a população e os seus representantes nos órgãos de decisão política, aprofundando e tornando mais transparente o debate em torno das opções que têm vindo a ser tomadas na área cultural.
Frequentemente entendida como uma das mais-valias desta cidade no contexto nacional e internacional e como um sector estratégico para o seu desenvolvimento, a cultura tem sido, no entanto, pretexto de várias polémicas e discussões públicas. Relembramos, a título de exemplo, o abaixo-assinado de Dezembro de 2005, que mobilizou algumas dezenas de cidadãos, e a frustrada candidatura à nomeação de Coimbra como Capital Europeia da Cultura em 2012.

Neste sentido, o debate que agora se organiza pretende aclarar a discussão em torno de questões como: qual o papel de uma autarquia no desenho de uma política de desenvolvimento cultural? como articular os contributos dos diversos agentes culturais da cidade? quais as prioridades a adoptar numa cidade como Coimbra? qual o peso da cultura no conjunto das atribuições (e das despesas) de uma Câmara Municipal? quais os equipamentos necessários à cidade e como geri-los? como articular a política autárquica com as demais instituições da cidade, no que diz respeito à formação, à divulgação de eventos culturais, à formação de públicos?

Estas são apenas algumas das questões para as quais o Grupo da Cultura espera que o presente debate ajude a encontrar respostas. Para além das intervenções dos oradores convidados (que possuem todos, ainda que em diferentes níveis, a responsabilidade de terem sido escolhidos pelos eleitores para órgãos autárquicos), a organização conta naturalmente com os contributos do público em geral e, em particular, dos diversos agentes e instituições culturais que trabalham na cidade, nas mais diversas áreas artísticas.

No comments: