Wednesday, December 27, 2006

divulgação

os deslimites das palavras


A Escola da Noite apresenta no Café Santa Cruz, em Coimbra, nos próximos dias 28 e 29 de Dezembro, quinta e sexta, 21.45h, duas sessões especiais da sua mais recente produção, “Matéria de Poesia”, construída a partir de uma selecção de poemas de Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre o'Neill.
Definida como um “espectáculo-recital”, "Matéria de Poesia" afasta-se do formato mais convencional dos recitais, assumindo um claro cruzamento entre as linguagens da poesia e do teatro, tirando o máximo partido do carácter lúdico e das vivíssimas imagens propostas pelos autores. Em relação a cada um dos poemas, a companhia propõe uma leitura cénica, representando-os em palco e partilhando com o espectador as palavras dos poetas.
Em comum às duas dezenas de poemas escolhidos para este espectáculo descobre-se uma pergunta: de que é feita, afinal, a poesia? A que matéria recorrem os artistas no acto de criação? As respostas, poéticas, são belas, surpreendentes e comprovam os versos de Manoel de Barros:

“Só as palavras não foram castigadas com
a ordem natural das coisas.
As palavras continuam com os seus deslimites.”

No comments: