Sunday, April 15, 2007

debate sobre política cultural

Estão confirmadas as presenças dos representantes de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal de Coimbra no debate “Coimbra 2007: que política cultural?” que decorrerá amanhã, 16 de Abril, pelas 21.30h, na Casa Municipal da Cultura, numa organização do Grupo da Cultura do Conselho da Cidade.

Para além de Carlos Encarnação, presidente da Câmara, participarão João Paulo Barbosa de Melo (Coligação Por Coimbra), António Reis Marques (PS), Pinto Ângelo (CDU) e Catarina Martins (BE), num debate aberto às intervenções e às perguntas do público em geral, moderado pelo sociólogo Paulo Peixoto, docente universitário e investigador do Núcleo de Estudos sobre as Cidades e Culturas Urbanas do Centro de Estudos Sociais.

Na sequência de outras iniciativas que têm vindo a ser dinamizadas pelo Conselho da Cidade e, especificamente nesta área, pelo Grupo da Cultura, a organização tem como objectivo contribuir para uma maior aproximação entre os cidadãos e os seus representantes nos órgãos políticos. Com um leque de convidados pouco habitual em debates deste género, pretende-se igualmente valorizar o papel da Assembleia Municipal como órgão que acompanha e fiscaliza a actividade do Executivo Municipal, dando aos partidos nela representados a oportunidade de partilhar com os eleitores a avaliação do trabalho que tem sido desenvolvido pela CMC e as suas próprias propostas em matéria de política cultural para o concelho de Coimbra.

O Grupo da Cultura do Conselho da Cidade tem defendido a actividade cultural como uma das mais-valias desta cidade no contexto nacional e internacional e como um sector estratégico para o seu desenvolvimento. Para que tal aconteça, é imprescindível a definição de uma política cultural consistente, definida a médio e longo prazo, cuja qualidade e eficácia serão tanto maiores quanto mais ampla, aprofundada, transparente e participada for a discussão dos seus pressupostos e das opções que a este respeito forem tomadas.

Para este debate, a organização propôs aos convidados, como ponto de partida para as suas intervenções, o seguinte conjunto de questões: qual o papel de uma autarquia no desenho de uma política de desenvolvimento cultural? como articular os contributos dos diversos agentes culturais da cidade? quais as prioridades a adoptar numa cidade como Coimbra? qual o peso da cultura no conjunto das atribuições (e das despesas) de uma Câmara Municipal? quais os equipamentos necessários à cidade e como geri-los? como articular a política autárquica com as demais instituições da cidade, no que diz respeito à formação, à divulgação de eventos culturais e à formação de públicos?

No comments: